quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dicas de Decoração

Decoração

de

Natal

Dica: Luzes e Objetos de Decoração

Ao embelezar a sua árvore de Natal, coloque em primeiro lugar as luzes, depois as fitas e no final os outros adornos (bolas, sinos, anjinhos, prendinhas, etc)

Dica: Distribua Bem a Iluminação

Comece a colocar as suas luzes de Natal da base para o topo e de dentro para fora. Comece junto do apoio da árvore, onde o diâmetro é maior, passando uma volta junto ao tronco interno e uma segunda volta nos galhos exteriores (nos ramos mais pequenos uma volta será suficiente). Seguindo sempre este critério, ascenda gradualmente a disposição de luzes até ao topo da árvore.

Dica: Disposição de Ornamentos

Nunca coloque todos os enfeites nas pontas dos ramos da sua árvore. Arrume alguns ornamentos a meio dos ramos e junto ao tronco principal: conseguirá assim um efeito de profundidade característico apenas dos trabalhos profissionais de decoração.

Dica: Base de Ornamentação da Árvore

Comece a ornamentação com enfeites simples tais como bolas de natal de uma cor sólida, baça ou brilhante. Este tipo de enfeite é bastante económico e pode-se comprar em lojas de decoração para a casa, em conjuntos numerosos. Esta base simples trará ainda mais resplandecência aos objectos coleccionáveis que forem colocados posteriormente.

Dica: Ornamentos Coleccionáveis, Invulgarmente Belos

Depois de terminar a base de ornamentação da árvore, combine enfeites especiais, únicos e coleccionáveis. Tente fazer esta fusão de estilos tão homogénea possível, espaçando de forma equitativa estes elementos especiais de decoração.


Dicas úteis

Cuidado na hora de escolher sua árvore de Natal. Observe se os galhos são firmes, pois se forem moles não vão suportar o peso dos enfeites e vão abaixar

Presépio não substitui a árvore de Natal, ela é essencial. Mas ele complementa a decoração além de ser charmosos e simbólico

Para manter a decoração da árvore sempre nova gastando pouco, compre enfeites neutros, com gliter, e troque sempre os laços de fita por outra cor. Será a mesma árvore, mas com aspecto novo

Em ambientes pequenos como apartamentos e escritórios ou mesmo casas menores opte por uma árvore pequena de mesa ou aparador, com cerca de 50 a 60cm, mas não deixe de enfeitar o ambiente

A maioria das pessoas procura por detalhes picados nas compras para composição da decoração de Natal. Mas para grandes reuniões famíliares é uma boa medida optar por um projeto de decoração específico, que considera aspectos que as pessoas comuns não levam em conta como o aproveitamento de espaço


Alguns símbolos natalinos:

Árvore de Natal

Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". A árvore luminosa, colorida e enfeitada, é uma das tradições do Natal. Há árvores decoradas por toda parte: nos centros comerciais, nas ruas, nas residências, enfim, onde existam corações abertos para comemorar o aniversário de Jesus. Ele é o tronco da árvore da vida, nós os ramos; os ramos darão frutos se permanecerem unidos ao tronco, que lhes fornece a seiva da vida divina.

Guirlanda

Também chamada de Coroa do Advento, ela é feita de ramos de cipreste ou abeto, costuma ter como enfeite uma fita vermelha que simboliza o amor e indica a presença de Jesus no lar.

Bolas

Simbolizam os frutos de Jesus e representam talento, amor, compreensão e boas ações.

Presépio

Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, com gente viva e não bonecos para reviver o ambiente do nascimento de Jesus, entre camponeses, servos analfabetos e pastores malcheirosos. O presépio nos faz participantes do parto divino. Parteiros de crianças vivas e frágeis. É um teatro vivo, a nos fazer mirar as origens da humanidade. No frágil e no pequenino, vemos o eterno. Nas palhas de uma manjedoura contemplamos o Salvador.

Coroa do Advento

Em muitos países se faz durante o advento com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para o tempo prévio da chegada do menino, conhecida como Advento. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Eles morrem nesta terra, mas viverão em Deus. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. Esta terceira vela sempre tem uma cor mais alegre, particularmente o rosa, para distingui-la das outras mais sóbrias. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça.

Os Reis Magos e a Estrela de Belém

O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. No século V, Orígenes e São Leão Magno propõem chamá-los de reis-magos. No século XV, lhe são atribuídas etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade que vê e conhece o Salvador. Eles trazem ouro, incenso e mirra para o menino Rei, Deus e Salvador. A Estrela de Belém simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa. Guia os sábios do Oriente por caminhos para chegar ao menino Jesus.

Luzes e Velas

Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando sua cor natural. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina nosso ser. Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. Vela acesa é símbolo de individuação e de nossos anos vividos. E um sopro pode apagá-las para que de novo possamos reacendê-las no ano vindouro. Para o cristão simbolizam a fé e o amor consumido em favor da causa do Reino de Deus.

São Nicolau

Personagem destacado nestas festas é o São Nicolau.

Chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga, sudoeste da Ásia Menor, da atual Turquia. Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal e providente que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos da terceira idade.

O São Nicolau transmudado em gnomo ou duende foi nos tempos atuais transformado em um simpático velhinho.

Nenhum comentário: